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Mensagens : 16 Data de inscrição : 28/05/2017
Ficha do personagem Pontos de Vida: (100/100) Pontos de Magia: (100/100) Status: Vivo
| Assunto: A rolagem dos dados Dom maio 28, 2017 5:05 am | |
| Iniciativa Quando você opta por entrar em combate (ou é obrigado a isso!) deverá rolar 1d6 + Habilidade. Quanto maior o resultado, maiores as chances de começar atacando!
Testes Em determinados momentos da campanha o jogador se deparará com situações onde atacar ou defender não serão úteis. Por isso os jogadores têm a possibilidade de executar testes quando exigidos pelo mestre.
Por exemplo, quando o personagem tenta arrombar uma porta, o mestre pode exigir um teste de Habilidade (o atributo é determinado pelo narrador) para ver se o mesmo conseguirá arrombá-la!
Então como funcionaria? Suponhamos que o determinado personagem tenha Habilidade 3, e então tenta fazer o teste. Ele precisará tirar 3, 2 ou 1 no dado para ter sucesso. Caso tire 4, 5 ou 6, falhará. A dificuldade do teste dependerá da situação do mestre e etc. E perícias ou especializações podem facilitar e ajudar bastante. Porém, nem é sempre que você terá facilidade nos testes (mesmo com perícias ou especializações) ainda há chances de receber redutores.
Lembrando que independente do bônus, [6] é sempre falha!
Combate Determinadas as iniciativas, os personagens estarão prontos para o combate! A ação de Atacar é chamada de Força de Ataque e é calculada por [Força ou Poder de Fogo + Habilidade + 1d6] A ação de se Defender é chamada de Força de Defesa e é calculada por [Armadura + Habilidade + 1d6]
Geralmente, em combate, você pode adquirir algum item, vantagem, manobra ou poder de kit que lhe faça receber bonificação em F (ou em qualquer outro atributo) e na FA ou FD (Força de Ataque ou Força de Defesa).
Mas por que estou falando isso? Porque no combate há a chance de você rolar o dado e receber um resultado crítico! Onde você, basicamente, dobra o resultado final.
Exemplo: Fulano 1 rolou sua força de ataque [Fulano 1 rolou 1d6 + 10 = 16 {[6] + 10}] Isso foi um crítico, agora digamos que o personagem dele tenha Força 5 e Habilidade 5, por isso a rolagem foi +10, certo? Bom, a questão é que quando há rolagem de um crítico, para facilitar os cálculos nós apenas somamos o número referente ao atributo ao resultado final. Então, no caso, ficaria 16 + 5 (Força) = 21. A Força de Ataque do Fulano 1 foi 21. E então, quando se recebe bonificação no atributo F, há a possibilidade de usar essa bonificação na soma que fizemos agora. No entanto, quando há bonificação apenas na Força de Ataque, essa possibilidade já deixa de existir. O mesmo vale para Força de Defesa.
Esquiva Caso receba um ataque você poderá efetuar uma esquiva. Essa esquiva é contabilizada pelo número de seu atributo Habilidade, ou seja, você só pode se esquivar um número de vezes igual a sua Habilidade num turno. Mas não é só isso, a esquiva vai um pouco além quando você deverá subtrair sua Habilidade com a Habilidade do inimigo para determinar quanto você deve tirar no dado para passar no teste. Confuso? Eis aqui o exemplo;
Fulano 1 tem Habilidade 5. Fulano 2 tem Habilidade 4.
Fulano 1, por ter Habilidade maior, é capaz de tentar se esquivar. Com isso, chegamos a conclusão de que ele deverá tirar [1] no resultado, pois 5-4 = 1. Há vantagens que podem aumentar essa numeração em bônus para esquivar, melhorando ainda mais suas capacidades nisso.
Não é possível esquivar de alguém que tenha a mesma Habilidade ou Habilidade superior do que você. Caso falhe, você poderá rolar sua Força de Ataque normalmente!
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